29 de maio de 2008

Perversão à Graça de Deus

“Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor” Judas v. 4.

E vocês achavam que nunca trataríamos desse assunto não é mesmo? Pois vamos lá...

A situação era tão séria que Judas muda o teor da sua carta (v.3). Aquele que queria falar de salvação, pecado, culpa do homem, amor e graça de Deus; se vê na obrigação de alertar seus leitores sobre um perigo real e presente nas igrejas de sua época.

E qual era o perigo? Gnosticismo Antinominiano. Meu Deus, você pode exclamar. O que é isso? Muito bem: gnosticismo vem do grego (ginosko ou gnose) e quer dizer essencialmente conhecimento. Os gnósticos reivindicavam um “saber místico” e afirmavam que a salvação seria adquirida com esse saber. Tinham como uma de suas doutrinas principais a alegação de que “a matéria era má, e somente o espírito era bom”. Por sua vez o antinomianismo, do grego (anti) que significa contra e (nomos) que significa lei, era totalmente avesso à Lei Mosaica, em especial a Lei Moral.

Agora façamos o seguinte: juntemos os gnósticos e sua forma de pensar com os antinomianos. É a receita perfeita para um distanciamento da verdade que liberta e salva. Esses hereges declaravam que se podia fazer tudo através do corpo, e que essas atitudes não teriam influência sobre o espírito do homem. Incentivavam todo tipo de depravação sexual, inclusive o homossexualismo, afirmando que esses pecados não seriam contados contra eles. Resumindo: transformavam liberdade em libertinagem.

E hoje? É claro que estamos enfrentando a mesma situação. Países onde igrejas que se dizem “evangélicas” estão aprovando união de homossexuais. Dizem eles que tudo pode, nada é errado ou pecado. Com certeza é uma clara perversão da inefável graça de Deus.

Ignoram as palavras do apóstolo Paulo aos romanos: “ ... que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” Romanos 6:1,2.

Não podemos ignorar os fatos, o que era realidade para Judas é pra nós também. Devemos combater esses falsos ensinos e viver de maneira equilibrada. Se nós nos afastarmos da maravilhosa graça seremos legalistas. Se ficarmos a quilômetros da Lei do Senhor seremos verdadeiros antinomistas, abusadores (no mal sentido) da graça de Deus.

Que Ele por meio de Sua palavra, nos guie no caminho da verdade e do equilíbrio.

Edificados sejamos!

4 comentários:

Mario Gonçalves disse...

BatmanGrace e RobinGrace!

Simples e claríssima a explicação de vcs sobre o assunto! O versículo citado fala de Jesus como "único Soberano e Senhor" das nossas vidas.
Creio que cada vez mais as pessoas ouvirão a voz da serpente, no nosso Éden particular, dizendo: "Sereis como Deus" e não se importarão mais com os ensinos bíblicos e sim com os desejos dos seus corações pecaminosos.

Parabéns pela abordagem!

Thiago Rodrigo e Elinéias Fabrício disse...

Hahahaha gostamos do BatmanGrace e RobinGrace.... muito criativo.

Agora falando sério: temos todo o direito de desfrutar a graça de Deus, ela está a nossa disposição. Mas é claro que sempre haverão os abusos e é isso que Judas combateu e nós também devemos estar atentos.

Grande Abraço.

Anônimo disse...

Vamos atualizar este BLOG ai!

Vitor hugo

Anônimo disse...

Paz do Senhor Elinéias, que benção o blog de vocês, muito boa as explicações concernente a "Graça", Efesios 2.4-9 ilustra bem os seus comentarios;“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,
e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie.”
Meus Irmãos um forte abraço e que a graça de Jesus Cristo seja com todos.